List, Friedrich (1789-1846)

Professor alemão. Defende um Zollverein, mas sob a liderança austríaca. Refugiado em França, muda-se para os Estados Unidos a partir de 1825. Regressa à Alemanha em 1831, exercendo funções de cônsul norte-americano em Hamburgo e Leipzig. Vive em Paris entre 1837 e 1841. Teórico do protecionismo e do nacionalismo económico. Combate a escola inglesa da economia clássica. Assume aquilo que François Châ telet qualifica como bio-historicismo, quando considera que a raça germânica foi designada pela Providência, por causa da sua natureza e do seu próprio carácter para … dirigir as questões do mundo inteiro, civilizar os países selvagens e bárbaros e povoar os ainda desabitados. Nele se inspiram posteriores movimentos do protecionismo, do nacionalismo económico e do próprio colonialismo.

  • Das nationale System der politischen Oekonomie. Estugarda e Tubinga, 1841. Trad. fr. Système Nationale d’Économie Politique, 1857

  • Halévy, Élie, História do Socialismo Europeu, trad. port. de Maria Luísa C. Maia, Amadora, Livraria Bertrand, 1975, pp. 202 segs.
  • François Châ telet, História das Ideias Políticas, p. 266.