Gadamer, Hans-Georg

1900 – 2002

SOBRE

manuel alegre

Filósofo alemão. Estuda em Munique e Marburgo. Professor em Marburgo, Leipzig, Frankfurt e Heidelberg, aqui de 1949 a 1968, sucedendo a Karl Jaspers.

O principal representante da chamada filosofia hermenêutica.

Inspirado por Husserl e Heidegger.

Regresso à filosofia prática

Numa linha de inspiração fenomenologista e hermenêutica, se defende o regresso à filosofia prática, à unificação do direito, da política e da religião, filosofia que, por tratar de ações e questões humanas, é também uma ciência. Uma conceção que entende a praxis como conatural à teoria, e não como algo que lhe está subordinado, contrariamente aos que a transformaram em simples técnica, em mera resultante de uma  dedução do saber teórico.

Phronesis 

Na linha de Martin Heidegger, este último autor em causa advoga o regresso à hermenêutica, que, para ele, se distingue tanto do saber metafísico como das simples técnicas de interpretação do texto. Nela a phronesis é a virtude principal; trata-se de um apelo à autonomia da consciência, a razão que se interroga sobre o bem e o mal, um elemento de ligação entre o logos e o ethos, entre a razão e a experiência moral, entre a subjetividade da consciência e a substancialidade do ser. Não é, no entanto, uma ética préconstituída, como a ética apriorística de Scheler e Hartmann , mas uma tica de decisão pessoal.

  • Wahreit und Methode. Gründzüge einer philosophischen Hermeneutik, 1960. (Tubinga, J. C. B. Mohr, 1960) (cfr. trad. fr. Verité et Méthode, Paris, Éditions du Seuil, 1976).

  • Kleine Schriften.I Philosophie.Hermeneutik. Tubinga, J. C. B. Mohr, 1967.
  • Vérité et Historicité. Institut International de Philosophie, Entretiens de Heidelberg, 1972.
  • «The Ideal of Practical Philosophy» In Notes et Documents, vol. 14, pp. 40 segs., Paris, Institut International Jacques Maritain, 1986.

CONTACTOS

Rua Almerindo Lessa
Pólo Universitário do Alto da Ajuda
1349-055 Lisboa
PORTUGAL
(ver google maps)

(+351) 21 361 94 30

geral@observatoriopolitico.pt

Politipédia © 2024