Fundamentos de Ciência Politica

Em Espanha ainda não existe a pluralidade das vias politológicas francesas, embora possamos detetar o estado da arte no manual emitido pela Universidade Complutense, Fundamentos de Ciência Política, trabalho coordenado por Manuel Pastor, com a colaboração de Andres de Blas Guerrero, Victor Abreu, Yolanda Casado, Secundino Gonzalez, Emilio Merino, Carmen Ninou, Alberto Reig e Carlos Cañeque que, na edição de 1994, adota o seguinte esquema: ·Estado, Nação e Governo – A singularidade do Estado Moderno. Fatores do respetivo aparecimento. Do Estado Moderno ao Estado Liberal. As atitudes perante o Estado. O futuro do Estado. Nação, as dificuldades de um conceito. A nação política. A nação cultural. O princípio das nacionalidades. O direito de autodeterminação. Governo. O governo parlamentar. Governo presidencialista e de convenção. Governo de ditadura.

As ideologias políticas – Conceito. As grandes conceções ideológico-políticas (liberalismo, conservadorismo e socialismo). Ideologias legitimadoras do Estado. ·Teorias e métodos – As teorias clássicas. Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Bentham, Marx, Weber e Pareto. Teorias e perspetivas atuais. Behaviorismo, funcionalismo, teoria geral dos sistemas, teoria da rational choice e teoria dos jogos.

  • As ditaduras – As ditaduras na história. O problema do totalitarismo. Regimes não-democráticos. Evolução, definição, teorias e tipologias dos regimes totalitários. Regimes autoritários, definição e tipologias. O fenómeno populista.
  • As democracias – A democracia como modelo de governo. A democracia grega. A democracia liberal (revoluções liberais, a democracia representativa, a igualdade de oportunidades e a liberdade, a extensão da cidadania). Teorias modernas da democracia (o elitismo competitivo, o pluralismo, teorias corporativas, teorias da democracia participativa). Tipologias da democracia. Condições da democracia.
  • Atores políticos – O conceito de ação social. O ator político no sistema político. Participação, eleições e representação política. O cidadão votante. O sufrágio eleitoral. O sistema eleitoral (processos e tipos). Os partidos políticos. Definição. Perspetiva histórica. Modelos de partidos na perspetiva atual.
  • Os processos de mudança política – Modernização e transição. A transformação dos regimes tradicionais. As teorias sobre a revolução.
  • O sistema político espanhol – O processo histórico-político. Análise da Constituição. Organização dos poderes.