Dilthey, Wilhelm (1833-1911)

diltheyProfessor em Breslau, Kiel e Berlim, influencia o vitalismo.

Considera a vida humana como uma unidade originária e transcendente e jamais como um composto de elementos. Cada coisa é um ingrediente da nossa vida, cada coisa tem significação, ao integrar-se na realidade unitária da vida. Como em  Eduard Spranger, Heidegger e Ortega y Gasset, teoriza tanto a noção de explicação, de caráter causal, própria das ciências físicas e biológicas (Naturwissenschaften), como a de compreensão (verstehen), respeitante às realidades culturais, opondo-se, deste modo, ao método positivista de Durkheim, que pretendia, como vimos, tratar os factos sociais como coisas. Todas as expressões físicas são o produto de estados mentais, pelo que compreender, que consiste tanto numa faculdade como num processo, é relacionar a expressão física com o evento mental apropriado.

Luta contra o naturalismo, defendendo a autonomia das ciências do espírito. Considera que a vida humana só pode ser entendida teleologicamente, que é uma realidade unitária, uma unidade de devir e não uma soma ou um agregado de parcelas. Considera que os factos das ciências do espírito apenas podem ser apreendidos pela autognose (Erlebnis), a compreensão da estrutura, através de uma referência de cada facto ao respetivo sentido. Porque só estamos perante uma conduta humana na medida em que o agente ou os agentes lhe associam um determinado sentido. Mesmo na interpretação de um discurso, de um texto ou de uma lei importa integrar as palavras num sentido e o sentido na estrutura do todo.

  • Einleitung in die Geisteswissenschaften (1883) (cfr. trad. cast. de Eugénio Imaz, Introducción a las Ciencias del Espirito, México, Fondo de Cultura Economica, 1944; Introduction à l’Étude des Sciences Humaines, na trad. fr., Paris, PUF, 1942) äGeisteswissenschaft…

  • Ideen uber bescreibende und zergliedernde Psychologie1894 (Ideias sobre psicologia descritiva e analítica).
  • Der Aufbau der geschichtkichen Welt in den Geisteswissenchaft1910 (A construção do mundo histórico nas ciências do espírito).
  • Théorie des Conceptions du MondeTrad. fr., Paris, PUF, 1946.
  • Le Monde de l’EspritParis, Aubier, 1947.
  • Gardiner, Patrick, Teorias da História (1959), trad. port. de Vítor Matos e Sá, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1974, pp. 256 segs..
  • Maltez, José Adelino, Ensaio sobre o Problema do Estado, Lisboa, Academia Internacional da Cultura Portuguesa, 1991, I, pp. 180 segs.. ­Idem, Princípios de Ciência Política.Introdução à Teoria Política, pp. 41 e 52; Idem,  O Problema do Direito, pp. 97-98.