Do latim conceptus, de concipere, o mesmo que cum+captare. Difere de conceptione, o ato de ser concebido, de ser gerado. O conceito é uma unidade de pensamento que exprime um termo cujos significados são declarados por definições, apenas servindo de referência, ou transição, para um objeto real. O conceito é assim a mais pequena unidade dos processos conscientes do pensamento Trata-se de uma palavra ou de uma frase destinada a descrever relações existentes no mundo real. Neste sentido, os conceitos nunca são verdadeiros nem falsos, mas apenas mais ou menos úteis.

Kant

Segundo Kant, o conceito é toda a noção que é geral, mas sem ser absoluta.

Nas ciências sociais, apenas podemos observar os conceitos de forma indireta ou mediata, através de indicadores. Há, assim, conceitos empíricos, os que podem ser observados, que podem ser reconduzidos a coisas observáveis, e conceitos teóricos, não observáveis (v. g. o conceito de sistema), que apenas podem ser definíveis no âmbito da teoria em que se usam. Todos os conceitos são marcados pela ambiguidade, dado que o símbolo que o reflete, a palavra, o significante, pode não refletir o significado. Há poucas palavras e muitos significados (v. g. a palavra portuguesa poder e os significados puissance e pouvoir da língua francesa). Daí a importância das definições verbais declarativas e do recurso aos léxicos. As definições operacionais incluem no seu interior a especificação do campo dos referentes empíricos do conceito. Os indicadores são conceitos mais específicos que o conceito abstrato e servem de ponte de passagem entre o conceito abstrato e as definições operacionais. Parsons chega mesmo a dizer que uma teoria não passa de um esquema conceitual logicamente articulado.

Conceitos (Moncada)

Um dos instrumentos com que a mente humana capta a realidade, juntamente com os quadros mentais, os esquemas ordenadores, as leis gerais do pensamento. Não são apenas formais, mas também constitutivos. Não servem apenas para organizar a experiência; servem também para criar o próprio objeto.

O conceito apenas serve de referência ou transição para um objeto real. Compreensão do conceito, conjunto de caracteres ou notas representativas nele expressas. Extensão, o maior ou menor número de objetos ou realidades a que ele pode aplicar-se. Em certas ciências, como na química, todos os conceitos usam definições operacionais, dado que nas definições se incluem operações que podem medir os conceitos. Nas ciências sociais, apenas podemos observar os conceitos de forma indireta ou mediata, através de indicadores. Há, assim, conceitos empíricos, os que podem ser observados, que podem ser reconduzidos a coisas observáveis, e conceitos teóricos, não observáveis (v. g. o conceito de sistema), que apenas podem ser definíveis no âmbito da teoria em que se usam.

Todos os conceitos são marcados pela ambiguidade, dado que o símbolo que o reflete, a palavra, o significante, pode não refletir o significado. Há poucas palavras e muitos significados (v. g. a palavra portuguesa poder e os significados puissance e pouvoir da língua francesa). Daí a importância das definições verbais declarativas e do recurso aos léxicos. As definições operacionais incluem no seu interior a especificação do campo dos referentes empíricos do conceito. Os indicadores são conceitos mais específicos que o conceito abstrato e servem de ponte de passagem entre o conceito abstrato e as definições operacionais. Parsons chega mesmo a dizer que uma teoria não passa de um esquema conceitual logicamente articulado.

Weber chama aos conceitos, os parafusos lógicos e Moncada entende-os como os remos que a embarcação do nosso espírito utiliza, quando pretende navegar no mar da experiência. E, como refere Garaudy, o conceito quando é verdadeiro, quando reflete corretamente a realidade exterior, aproxima-nos do concreto.

HEGEL, 26, 170 (verdade, coisa, ideia) HEGEL, 26, 171 –Clareza e manipulação, 4, 25 –Criador da realidade, 13, 98 -Diferença entre o geral e o universal, 13, 98 –Imanente à realidade, 13, 98 Conceito jurídico, 4, 23 Conceito valorativo e conceito operatório, 2, 14 Conceito, o que está entre o ser e o devir HEGEL, 26, 170 Conceitos de essência COING, 13, 99 Conceitos fundamentais –Stammler, 31, 203 Conceitos gerais empíricos OING, 13, 99 Conceitos, 13, 97.

CONTACTOS

Rua Almerindo Lessa
Pólo Universitário do Alto da Ajuda
1349-055 Lisboa
PORTUGAL
(ver google maps)

(+351) 21 361 94 30

geral@observatoriopolitico.pt

Politipédia © 2024