Delgado, Humberto da Silva (1916-1965)

HumbertoDelgadoMilitar. General. Diretor-geral da aeronáutica civil, a partir de 1944. Candidato pela oposição à presidência da república em 1958. Dito, desde então, o general sem medo.

Nessa candidatura oposicionista, integram-se, para além dos tradicionais grupos antifascistas do chamado reviralho, católicos e monárquicos anti-salazaristas. Entre os monárquicos, tanto há uma geração provinda do nacional-sindicalismo, como do próprio Integralismo Lusitano.

O general começou a respetiva carreira como aderente ao 28 de Maio e, depois, como um exaltado salazarista, publicando, nessa fase, vários folhetos contra a oposição, onde se destaca Da Pulhice do Homo Sapiens.

Ativista da Legião Portuguesa, é também autor do Guia do Oficial da Legião. Durante a Segunda Guerra Mundial, colabora com os aliados na instalação de uma base nos Açores. A partir de então, começa a admirar os modelos democráticos, consolidando tal perspetiva quando vai para os Estados Unidos da América como chefe da missão militar portuguesa na NATO.

Afastado do serviço militar ativo em 1959, pede assilo na embaixada do Brasil em Lisboa, sendo, depois autorizado a partir para o exílio. Demitido da força aérea logo em 1960, é assassinado pela PIDE em 1965. Ver Memórias, Lisboa, Delfos, 1974 (há uma segunda edição coordenada por Iva Delgado e António Figueiredo, Memórias de Humberto Delgado, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1991);